2.12.06

Opiniões

Opiniões. Por vezes, e não focando a atenção em diarreias mentais, sentimos uma certa necessidade intelectual de nos expressar. Para além da necessidade de comunicar - que qualquer ser humano sem deficiências motoras ou mentais necessita para interagir socialmente - temos também uma certa necessidade de registo.
Falo por mim quando me refiro a esta necessidade de guardar os pensamentos para a posteridade. Gosto da sensação de abrir a página deste blog e ver escritos passados; dias difusos com opiniões e gritos caóticos ou bonanças em que reflexões calmas dão lugar a novas ideias. Escrever é, também, uma paixão. Temos na nossa mão o poder de moldar palavras, tornando-se estas num pincel que nos permite pintar belas telas, novos mundos e grandes sonhos. Escrever é sentir nas nossas mãos um controlo sobre algo que é inteiramente nosso. Quer as palavras que ,delicada e unicamente, são criadas por nós; quer o seu significado do qual somente o autor conhecerá a sua verdade absoluta.
Mas hoje em dia não se pensa nisso. Um professor meu, numa aula, descreveu a minha geração como uma, passo a citar, "cambada de formatados sem ideias que só papam telenovelas ranhosas." Apesar da violência das palavras, fez-me rir, pois concordo totalmente. Perdeu-se o hábito de reflectir e, consequentemente, todo o processo de diálogo torna-se cada vez mais medíocre. As grandes preocupações dos jovens dos nossos dias são estereótipos distinguíveis apenas pelas diferenciações das classes sociais. Terei razão? Sou nada mais que uma opinião e, passe o cliché e a formatação televisiva, everybody has one.

No comments: